Alívio com a redução da bandeira tarifária durará pouco, diz Abesco
São Paulo – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, em janeiro, a criação de um novo patamar para as bandeiras tarifárias, além de reduzir os valores que serão cobrados a partir de fevereiro. As mudanças proporcionarão uma queda de 3% na conta de energia.
Para a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) a alteração é positiva pois trará alívio para os consumidores finais, no entanto durará pouco pois já está previsto um reajuste extraordinário para os próximos meses por conta dos empréstimos bancários feitos às distribuidoras, que ficará entre 10% e 20%.
“Por esse motivo a Abesco defende um plano de redução de consumo de energia por meio da educação dos consumidores e criação de hábitos racionais de consumo consciente e da troca de equipamentos ineficientes e obsoletos, ações que normalmente são custeadas pela própria economia advinda do projeto. Isto garantirá a consistente e permanente redução de custos almejada por todos os consumidores, associada a uma maior segurança energética que o país necessita e a garantia de uma modernização de equipamentos, processo vital para o crescimento de empresas e do Brasil”, defende o diretor Rodrigo Aguiar.
Fonte: Procelinfo